O sobreiro
Como é o sobreiro?
O sobreiro é uma árvore que existe em maior quantidade na província(Parte, divisão, ramo, secção)do Alentejo. O nome botânico dessa árvore é Quercus Suber e pertence à família das Fagaceas(família de plantas à qual pertencem, dentre outras, o sobreiro, o carvalho e o castanheiro). Pode ser uma planta espontânea e cultivada. Atinge uma altura de 10 a 20 metros. A sua copa é ampla e pouco densa. O tronco ramifica-se em grossas pernadas, revestidas por uma casca acinzentada, espessa e fendida chamada cortiça. O sobreiro é uma árvore de folha persistente, verde escuro na página superior e esbranquiçada na página inferior. As folhas têm a forma ovada e podem atingir de 2 a 10 cm de comprimento. As margens são serradas ou denticuladas. A árvore tem flores masculinas e femininas. A sua floração começa entre Abril e Maio, prolongando-se até ao Outono.O fruto do sobreiro chama-se bolota e representa várias épocas de maturação: de Setembro a Fevereiro, da floração Abril- Maio, e até ao fim da Primavera da floração de Outono. A bolota é aproveitada para a alimentação do gado suíno. O sobreiro é uma árvore de clima mediterrânico. Em Portugal, o sobreiro é uma das árvores mais abundantes. Encontra-se em quase todas as regiões do país, mas as maiores manchas desta espécie situam-se a sul do rio Tejo, principalmente no Alentejo. Muitas vezes aparece juntamente com azinheiras e carvalhos. A uma mata de sobreiros chamamos um montado de sobro.
Características do sobreiro
Um chaparro* demora cerca de 25 anos a produzir a primeira cortiça. O sobreiro é uma árvore pouco exigente mas que se dá melhor em terrenos siliciosos e nas encostas pouco elevadas em que a temperatura média varie entre os 14 e os 15 º C. É exigente em humidade e não suporta geadas. A cortiça é um produto muito apreciado em todo o mundo, porque é um bom isolador térmico . Tem muitas aplicações: cortiços para abelhas, solas, palmilhas, bóias, rolhas, papel de cortiça, serradura, granulado, aglomerados, o linóleo, etc.
Vocabulário
Em linguagem suberícola, chaparro designa um sobreiro jovem. Em países estrangeiros, como os EUA, o termo chaparral engloba conjuntos arbustivos onde s«nem sequer entra o sobreiro.
Poda
Todos, decerto, já ouviram falar em poda, limpeza dos ares, ou esgalha, operação que consiste no corte de parte da ramagem das árvores.
Pois bem, a poda é uma das operações fundamentais de granjeio dos sobreiros. e para a qual se requer certa soma de conhecimentos e, portanto, de bom senso. Realiza-se durante o repouso vegetativo, isto é, de Dezembro a Março.
Procuram-se alcançar, pela prática da poda, os seguintes benefícios:
1º-Dar à arvore a forma mais conveniente, sem contrariar sobremaneira os hábitos de arborescência característicos da espécie, de acordo com a exploração económica a que se destina(produção de cortiça e fruto);
2º-Equilibrar as funções de absorção e elaboração do modo mais favorável ao crescimento, ao vigor e à productividade.
Trabalho efectuado por: Bibliografia: Livro da biblioteca e wikipédia.
João Pedro nº 29
Rodrigo Martins nº19
Sem comentários:
Enviar um comentário